sábado, 5 de setembro de 2009

Faça História

Últimamente, muitas pessoas me perguntaram sobre como trilhar um futuro na moda, desde escolha de faculdade, até como funciona o mercado ou em que poderia-se trabalhar, então pra tentar ajudar a elas e às outras meninas que pretendem seguir esta profissão (inclusive eu o/) confira a partir de hoje, uma série de posts para ajudar você nessa questão.


A primeira e mais importante coisa para citar é que o mundo da moda não é feito só de glamour, assim como qualquer outra profissão, as coisas não vão cair na sua mesa com convites, dinheiro e festas no pacote. Tem muita ralação, muito trabalho duro e além do trabalho durante a faculdade e para se estabelecer no mercado, você ainda terá que se atualizar toooooodo semestre, ou seja, não coloque o pé na faculdade achando que só porque você sempre se vestiu certo ou diferente este é o seu ramo, avalie, pense e se não for, isso não te impede de continuar gostando, (e comprando, usando) afinal você pode encontrar outra profissão que de repente você percebe que tem tudo a ver com você, mas isso não pode rolar durante a faculdade né?

01. a faculdade dura de 2 a 4 anos, fora os cursos especializantes que é saudavel fazer antes durante e depois da facul ;)
02. nada de folga! a cobrança é a mesma dos outros cursos, provas tão tradicionais quanto, com um fator a mais: desenho! se você não souber desehar, claro que não vai ser crucial para sua carreira, mas você limita o seu campo de trabalho.
03. não é só porque você só quer aprender desenho e história da moda que é só isso que você terá, matérias como tecnologia têxtil vão ser importantissimas para a sua formação, afinal moda não é só a idéia é o desenvolvimento e o conforto também.
04. se você tem medo da ralação na faculdade, se prepare porque no estágio as coisas serão bem piores, e nem pense em não fazer, se você quer um emprego, se você quer um lugar ao sol, sem estágio suas chances não serão muito grandes, e isso vale para qualquer profissão, e na àrea de moda, o pessoal abusa, você pode se sentir um nerd no grupinho popular, assista filmes como 'O diabo veste prada' ou seriados como 'Betty, a feia' ou a 2º temporada de 'Gossip Girl' quando Jenny vira estagiaria da mãe da Blair, como toda boa mídia rola um exagero, mas não confie que será totalmente diferente porque você estará ali para aprender, e aprender de baixo, mas se esse é seu sonho, vale a pena ♥_♥

Mas apesar de tanta coisa desanimadora, saiba que o setor têxtil é o segundo que mais emprega no Brasil, muito diferente do que há uns 10 anos atrás quando não havia valorização. Ah, a semana de moda de São Paulo, ou seja o São Paulo Fashion Week está entre as maiores do mundo, ao lado de Nova Yorque, Milão, Paris e etc. E é o 4º maior produtor de roupas do mundo, ou seja você pode não entrar na àrea que queria, mas desempregada eu dúvido que você fique ;)

7 comentários:

Beatriz disse...

Mesmo se voce nao quer ser estilista voce tem que saber desenho ? [ desculpa minha ignorancia, é so uma curiosidade... ] eu quero fazer medicina, hahaha

Caroline Amaral disse...

Não, como eu disse você limita o seu campo de trabalho, mas ainda dá pra fazer muita coisa, como por exemplo produção, que é um dos caminhos mais comuns, nesse caso você só precisa ser organizado, mas tem muito mais coisas que eu vou explicando nos próximos posts...

Grazy disse...

Adorei o post na massa d+

monegologieee disse...

go, futuras designers ! :D

Hello Bonita disse...

Muito interessante.

Acho que uma das pessoas fui eu :)

Caroline Amaral disse...

Uma delas foi você sim Cá! hahaha

Mariana disse...

Você que fez o desenho?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...